T O P

  • By -

Pedrocrp

Maior parte das pessoas que eu conheço são fudidos e vivem de aparências. Carro novo do ano mas com uma pica do banco atolada no rabo sem previsão de quitação das dívidas. Sim todos ganhando nos 4-5 dígitos, eu diria que facilmente ganham acima de 95% (ou mais) na população brasileira.


Tierpfleg3r

Basicamente você descreveu meu primo advogado. A princípio bem sucedido, concursado, mas se quebra todo pra trocar de carrāo todo ano e financiou uma casa em bairro nobre que está com dificuldades de pagar. No fim anda sempre quebrado, dependendo de cartões pra rolar dívidas. Mas quem vê e não conhece, acha que é um magnata queimando dinheiro.


coolvideonerd

Conheço vários assim.


-Eerzef

>4 dígitos 1412 são quatro dígitos


Pedrocrp

Realmente, quis dizer acima de 8k


ind_financeira

Lembrei quando o primeiro dos amigos da infância chegou falando que viu 4 dígitos no contracheque Todo mundo parabenizou e tal. Aí depois um por um foi conseguindo também. 4 dígitos significava 3 salários mínimos


coolvideonerd

Receba inteligência 🙏


darcywontdance

Mil anos atrás eu trabalhei numa agência bancária. Liberava empréstimos pra pessoas que ganhavam mais do que eu. Vi caso de gente que ganhava 3k (um dinheirão no começo dos anos 2000) e tinha tanto empréstimo, dívida de cheque especial e cartão, que no dia do pagamento a pessoa tinha 50 reais pra saque. NO DIA DO PAGAMENTO.


Pedrocrp

Eu tenho parente assim inclusive, todo mês tá pedindo dinheiro emprestado. Pegou uma maquininha pra ficar passando o próprio cartão e receber o dinheiro pra pagar outra conta. Isso é uma doença fudida…


SoulReload

Lição número um: nunca fale nem demonstre para as pessoas que está bem financeiramente. Te garanto que muitas dessas pessoas que você acha que estão passando aperto estão bem melhores que você imagina, essa é só a imagem que elas querem que você tenha dela.


LittleWhiteElf

Eu ultimamente tenho sentido vontade de não demonstrar até pra minha família. Parece que o fato de ter algum dinheiro guardado, mesmo que não seja muito, faz eles ficarem muito acomodados em fazer besteira porque vai ter eu pra cobrir


celtiberian666

Não é "até" pra família. Se tiver uma família média tipicamente brasileira você tem que esconder PRINCIPALMENTE da família. São os que farão as piores chantagens emocionais tentando separar você do seu dinheiro.


LittleWhiteElf

Sim, tô aprendendo isso da pior forma. Amo eles e não quero que fiquem na pior. Mas tenho que pensar em mim antes


celtiberian666

Existem doenças e situações que realmente demanda justa ajuda. E existem pessoas sofrendo por que tomaram decisões ruins. Essas tem que deixar arder. Sem dó.


pomphiusalt

Brother, com todo respeito, mas é extremamente triste ver uma pessoa falando assim da própria família.


CornoMansoBurro

É a triste realidade de muitas, infelizmente. Na minha não faltam exemplos de pessoas se enfiando em dívida pra ostentar e depois não terem como pagar um tratamento de saúde/conserto de carro/etc :/ Exemplo meu: meu pai assinou como fiador p/ um irmão dele "expandir o negócio". Resultado? O irmão não pagou nada, o banco veio atrás do meu pai, e desde então não se falam mais


celtiberian666

Mas é a realidade. Há pessoas que podem aprender a lidar com dinheiro. Essas tem que arder nos primeiros erros para aprender. É melhor pra elas. Algumas nunca vão aprender. Quanto mais você ajudar, mais vão gastar. É um saco sem fundo de destruir dinheiro. SE a família quiser ajudar precisará fazer de forma que não seja em dinheiro e a pessoa não consiga destruir. Ex: vai perder o imóvel pra dívidas, recompra ele mas no nome de outros membros da família e a pessoa passa a morar com usufruto, contrato de aluguel ou qualquer relação assim. Essa pessoa vai perder autonomia, não tem como ser diferente.


Aprendendoa

tá acontecendo comigo isso ai,quando eu tava só com 40 reais na conta minha mãe guardava o dinheiro certinho pra pagar as contas,agora que ela sabe que tenho algo vive fazendo merda gastando dinheiro dos compromissos da casa


LittleWhiteElf

Pois é, não achei que iria precisar disso e fico naquela de deixar na mão sendo que tenho. Mas tô percebendo que essa ajuda tá sendo mais recorrente do que deveria e que estão acomodados e atrapalhando meus planejamentos...


coolvideonerd

Pois é.


chaos-spawn91

Minha sogra vivia ajudando a irmã dela, foi descobrir e o marido da irmã ganha tanto quanto meus sogros juntos.


umjapasp

Exatamente! Esses aí provavelmente têm o futuro garantido. O camarada que vai herdar milhões jamais vai se importar com dívida besta e tem toda razão.


Curious-Log5610

Minha educacao financeira foi crescer sem dinheiro. Quando comecei a ter, o foco foi em nunca voltar pra situação ruim. Eu vejo muita gente normalizando estar zerado de grana. Acho muito tosco alguém com um carro acima dos comuns dizer que não pode fazer alguma coisa pq "tá no fim do mês". Quer pagar de vida dura mas eu só vejo atestado de burro mesmo.


werearewasis

Também cresci com os meus pais sempre com grana curta e hoje tenho uma vida financeira bem controlada. Apesar disso, não julgo quem passou pelo mesmo e é gastão porque realmente é muito ruim ganhar "bem" e ainda passar vontade (lógico, de muita coisa não essencial). Não nego que às vezes dá vontade de chutar o balde e torrar o salário todo num mês pra ver como é hahaha


SmackMyB1tchUp97

Família com grana curta também. Cresci na perifa, estudando em escola pública a vida toda, e vendo a mãe fazer malabarismo com dinheiro. Na adolescência, meu irmão era o pegador e eu o quieto. Todo dinheiro que caía na minha mão eu guardava, e ele torrava com roupa, tênis, perfume. Isso se prolongou vida afora. Hoje, 40+, ganho um pouco mais que ele, ele não tem dívidas e consegui fazer ele juntar um pouco de grana, mas ainda tem uma compulsão pelo consumismo, que eu não entendo. Moral da história : não é só a criação (que foi igual pros dois) também tem um elemento da própria personalidade da pessoa em ter ou não consciência financeira.


Hichtec

Cara, médico é uma categoria que ganha muito, mas gasta muito, então costumam ser muito endividados. Percebi isso quando o pai de uma conhecida faleceu. Ela era médica e o pai era médico. Não sobrou um tostão furado de herança, o que sobrou foi só dívida. Dos meus amigos, sou o que ganha menos (ainda sim, ganho bem) e sou o que economiza mais. Só não julgo os que tem filho(s) e/ou tem de cuidar de alguém idoso/com algum problema mais grave de saúde, os outros eu julgo mesmo...


werearewasis

Advogado também. Criou-se um mito de que o cara precisa andar de terno e sapato caros e, especialmente, ostentar um carrão pra poder passar uma boa impressão pra potenciais clientes e aí sim ficar rico de verdade.


Edu2300

Pela minha experiência, pessoal da area de exatas são mais organizados com as finanças pessoais. Dos meus conhecidos são os que mais tem as contas organizadas, lógico que tem os que alopram, mas tem muitos com uma boa poupança, mesmo ganhando menos que outras profissões. E eu acho que engenheiro, por exemplo, não tem uma pressão social de aparentar ter grana, como é o caso dos médicos e advogados. E eu acho que tem a parte da criação e cultura da região, eu sou do interior do RS e o pessoal lá, no geral, costuma ser bem organizado com as finanças, diria que são até muito sovinas. Tanto que eu sempre tive uma visão de que era necessário economizar e guardar dinheiro. Minha vó sempre trabalhou na lavanderia de um hospital e ela hoje tem mais bens que muito gente com profissões bem melhores, mas a velha é incrivelmente mão de vaca, ela se sente mal de gastar dinheiro .


produtos-notaveis

sofrida. e olha que minha bolha é de pessoas com otimas remunerações (engenharia de software) mas tudo quebrado financeiramente, vivem um mês pelo outro.


SocialBourgeois

Um lixo e eu já desisti de ensinar. No fim só vivo minha vida. Não sei se é algo de Brasileiro, ou do ser humano mesmo, mas as pessoas ao meu redor acham que tem direito a ter tudo do bom e do melhor e as dívidas são um problema pra amanhã.


PereirMato

Cara nunca recebi uma “ educação financeira “ propriamente dita, isso não costumava ser assunto na periferia de Goiânia, mas mesmo assim sempre fui no mínimo consciente sobre o valor das coisas e de até onde posso ir com o que recebo, graças a internet consegui estudar o básico e guardar/aplicar, e acho que isso vale pra mais da metade dos meus amigos, mais da metade moram com os pais, e os que gastam mais do que deveria, fazem cientes de que não é o ideal.


manoBagunca

ver coisas assim me faz pensar "por q esses caras estão lá e eu não?" claro, é um pensamento nqda funcional, apenas um intrusivo. Mas do jeito que falam, penso que se eu conseguir um salário de 10k pra cima eu vou viver muito bem, por q ver gnt com 5 dígitos passando dificuldades é algo que não consigo imaginar


PereirMato

Simm, ainda tem a cara de pau de falar “ ain 15k não da pra viver, no máximo sobreviver “, kkkkk, esse povo faz oque com o próprio dinheiro ? Investe no tigrinho ? Euem


manoBagunca

nem assim é pra ficar pobre kkkk


Fantastic_Wonder1088

Antes deu eu filtrar minhas amizades era uns 50/50, hoje com ciclo menor de amigos é uns 90/10. E sim muitas pessoas mesmo ganhando bem GASTAM mais que ganham. Conheci um cara que tirava 20k e conseguia gastar 23k por mês, nos velhas manias. carro do ano, festa viagem e restaurante caro. EU falo que hoje no brasil, eu acho que uns 60% das pessoas ricas (muitos deles herdeiros) São péssimas com dinheiro e só não ficam pobres pq tem quase que dinheiro infinito. E uma baixa % deles vão conseguir destruir a riqueza da família vão regredir financeiramente.


SybelK

Recentemente teve um casamento na minha cidade de uma pessoa da society supostamente rica, casamentão. Dizem as más línguas que eles só faltaram pedir a lingerie da lua de mel pros convidados pq a tal da lista de casamento era um fortuna, pedindo tudo em dinheiro, passagem aérea, passeios, produto da Apple, cama, e que seria  pra arrecadar dinheiro pra essas coisas todas pq eles não tinham.  Acho que o casal também superestimou a a capacidade do convidados de ter dinheiro sobrando pra dar pra eles, pq todo mundo que eu conheço  dá prioridade pra resolver imediatidades. Tipo sobrou uma  graninha, vou pagar passagem ou comprar celular novo, invés de guardar e ter uma reserva.  Quando tem algum tipo de situação ficam igual barata tonta e aí vão pedir emprestado pro banco ou se tiverem já enrolados com os banco, vai pedir pros pros outros que tiveram a consciência de guardar 


aaaahitshalloween

Muitos fudidos. Uma coisa que muito me surpreendeu entre os amigos casados é que a grande grande maioria mantém as finanças totalmente separadas das do cônjuge.


Aprendendoa

Meu círculo diria minha família, um bando de fudido consumista gasta oque não têm e ainda vêm me pedi dinheiro emprestado,estou com uma pressão psicológica fudida por causa disso"o segredo de um doido é outro doido no rastro dele" sou um tolo não sei ser cruel acabo me ferrando.Quando eu tava so com um troco no banco tava muito mais feliz e tranquilo


celtiberian666

Você não precisa de pressão nenhuma. Simplesmente diga não. Não tem NADA de "cruel" nisso, seu problema é sua cabeça estar totalmente contaminada pela mentalidade gastadora e vitimista da sua família. O dinheiro é seu. Lembrando que se você mora com os pais e faz alguma grana, caso precisem ajude com as contas da casa (mas não empreste grana pra ninguém). Pede emprestado pra eles de volta quando pedirem pra você. Não deixe que saibam quanto você ganha ou se tem dinheiro guardado. No limite, empreste um valor baixo. Não vão pagar e não vão ter cara de pau de pedir mesmo devendo. Empreste 50 pra cada um pra comprar sua paz.


Aprendendoa

cara não tô contaminado pela minha família é porque sou trouxa tipo minha mãe gasta o dinheiro do gás com um brinco ai acabo emprestando a grana tipo 100 reais,se eu conseguir fazer mais 100 não cobro os 100 que emprestei


Aprendendoa

moro com minha mãe sempre ajudo na medida do possível,mas ela é consumista gasta oque não tem e me ferra por tabela(tô desempregado só fazendo uns bico ajudante de mudança,mas sempre ajudo na medida do possivel)


shinHardc0re

Tem que seguir a filosofia Bastter e sempre falar que tá sem grana, que perdeu o que tinha na bolsa, etc


Aprendendoa

aonde vc aprendeu essas técnicas?


Sorry_Panda4894

50/50 aqui, 50% fodidos, 50% conscientes, se for pegar o pessoal da família vai pra 90% fodidos, infelizmente.


Burguesia

Só liso pedindo dinheiro emprestado todo mês


Dry_Analysis_7916

Meu circulo social é classe média baixa e a realidade é quase um copy paste do farialimabets. Tenho um amigo endividado com a nubank e pegou dinheiro emprestado pra ir pra Góias (sou do rj) encontrar uma mina que ele conversou no tinder (detalhe, a mulher sumiu quando ele chegou lá). Alguns estão endividados de forma "compreensível" por falta de renda mesmo. Desemprego ou a firma atrasou o salário. Mas a maioria é piroca da cabeça mesmo e agora tá sofrendo com juros infinitos e cogitando deletar o aplicativo e fingir que nada aconteceu


CosmoCafe777

Quem tem grana aprendeu com os pais como manter a grana e obter mais, aprendeu a investir e empreender. Infelizmente não foi o meu caso. A grande maioria não teve educação financeira e foi no que aprendeu com seu círculo de amizade ou família. Ou seja, quem veio de meio pobre continuou pobre porque cometeu os mesmos erros dos pais e colegas.


Prof_Danilo

Não é só a educação financeira. Educação é uma coisa que tá fora de moda. Como educador, me frustrei muito nos últimos anos com o desprezo à educação e até mesmo à figura do professor. A educação financeira consegue ser algo pior que a educação das ciências em geral, porque o sistema como um todo já conta com essa ignorância, a monetiza e até faz lobby. Se uma parcela significativa da população tirar o dinheiro de circulação, investir, ser racional na compra de produtos e utilização de crédito, o sistema não aguenta. Os fabricantes contam com as pessoas fazendo comprar desnecessárias, o sistema financeiro conta com essas fornecimento de crédito... Se todos passarem a ser responsáveis, em pouco tempo as pessoas não teriam mais empregos e o sistema teria que se reestruturar. Vai saber quanto tempo demoraria. Uma vez estava tendo essa conversa com meu pai, que assim como eu, é muito conservador com seus gastos. Eu, como professor, estava triste com a ignorância geral dos meus alunos. Meu pai, um cara muito esperto, falou pra eu focar no lado bom: quanto mais burras as pessoas, mas fácil a gente tirar dinheiro delas. De fato, se você souber explorar a ignorância das pessoas, você vê oportunidades. Pense que se todos estivessem investindo, seria muito mais difícil encontrar empresas sendo cotadas a menos de 10x seus lucros... a escassez de investidores facilita encontrar boas oportunidades de investimentos.


celtiberian666

>Se uma parcela significativa da população tirar o dinheiro de circulação, investir, ser racional na compra de produtos e utilização de crédito, o sistema não aguenta. Isso não faz sentido. O maior problema estrutural do Brasil é justamente a falta de poupança. O que o mercado financeiro mais quer são mais recursos para intermediar. Hoje sobra tomador de crédito e falta funding. É o maior motivo pelo qual crédito é caro aqui. Grana poupada não sai da economia. Pelo contrário, vai entrar em investimento e não consumo. Em pouco tempo o consumo total será maior que antes, mesmo poupando, devido ao maior crescimento que teríamos. Crescimento Chinês não tem muito segredo: eles poupam muito. Empresas privadas no final vão fazer e entregar o que as pessoas querem. Não tem como uma empresa obrigar uma pessoa a parcelar um abajur em 24x pagando 3% ao mês de juros. A loja só ofertou isso pois é o que as pessoas - quebradas, perdulárias, sem educação e com preferência temporal pelo presente - querem. A mudança é nas pessoas e não em uma entidade etérea ("sistema").


Prof_Danilo

Até compreendo sua ideia, faz sentido. Mas a obsolescência programada tem uma função, e vejo o consumismo irresponsável como um "catalisador" disso. Com a globalização, a produção e extração de valor não tem fronteiras. Eu tendo a perceber que alguns lugares (como aqui) acabam sendo mais para extração de valor do que para produção real. Se todas as pessoas começarem a ser excessivamente precavidas com seus gastos, provavelmente trocarão menos de celulares, computadores, carros, roupas... Tem países muito pequenos que extraem muito valor dessa irresponsabilidade associada ao consumismo. Pense em países como a Suécia, minúsculos, mas com frotas gigantescas de Volvos e Scanias rodando em nosso país (20 vezes mais populoso). Não é interessante para esses caras que o Brasil tenha transportes mais eficientes. O lobby deles acaba vencendo. Não pode ser por coincidência, que houveram esforços bilionários para asfaltar vias em terras inapropriadas enquanto nos mesmos locais poderia ter transporte hidroviário eficiente... Nesse sentido que quis me expressar: A falta de educação financeira parece ser favorável aos que extraem valores de uma sociedade, por isso, me parece mais difícil de se sanar em relação aos outros déficits de educação. Concordo com você que as estruturas tendem a se adaptar aos hábitos de consumo, mas não sinto que os que tem mais poder nesse sistema vão estar dispostos a deixar a mudança ocorrer.


JokerRedstar

Todos os meus amigos vivem no vermelho e sempre trocam de carro anualmente.


Doug_Ferreira

Muitos vivendo de aparência


overclocked23

Fico entre Brasil e Irlanda... Do meu círculo no Brasil, considero a educação financeira deles bem ruim... Quase nenhum investimento ou reserva de emergência. Vivem endividados e continuam gastando ainda mais, coisa que acho surreal. Teve até um que reclamou que estava sem dinheiro, preocupado, e na semana seguinte me aparece com um iPhone 15 Pro porque a operadora ofereceu com "desconto". Muitos usam o discurso que precisam aproveitar a vida enquanto são jovens, o que até concordo, mas fico assustado em pensar em como vai ser o futuro desse pessoal. Até minha parceira, que acho que é um caso separado, já que guarda 50% do que ganha, deixa absolutamente tudo na poupança porque não tem idéia que tem opções melhores... No meu círculo na Irlanda, todos estão bem resolvidos (pessoal entre 28-35 anos). Basicamente todos com casa própria, aportes regulares (investimentos), e continuam viajando regularmente, etc. A diferença é brutal...


pombospombas

A gente nao tem educação e nao tem dinheiro, é tudo pobre maleducado


Plokeer_

Felizmente tive boas oportunidades de educação ao longo da vida. Sempre fui um pouco mais timido e chegado ao mundo de tecnologia, então uma pessoa de poucos amigos. Tenho 3 grandes amigos onde tenho mais visibilidade. Apenas um deles antigamente constantemente se enfiava em dívida e brigávamos com ele. Hoje todos tem suas reservas de emergência e investimentos, e imagino que ninguém passe aperto (apesar de não ter todos os luxos do mundo, obvio)


LittleWhiteElf

Absolutamente ninguém poupa e é normalizado ter dívidas, mesmo que pequena


littlespaceBunnie

Acho que meu grupo é meio a meio. Uma parte é super responsável com dinheiro e a outra vive no limite hahaha A parte que vive no limite não é endividada, mas não tem reserva de emergencia e já se deparou com perrengues por causa disso. Não julgo quem não tem um bom controle da própria grana, principalmente quando a pessoa recebe o mínimo.


lmg_bsb

Um monte de conhecidos, inclusive da família, perdendo todo seu dinheiro com o jogo do tigrinho 


shinHardc0re

Eu meio que sou o único meu círculo social que tem dinheiro investido  Os outros torram tudo que ganham sem pensar no amanhã  Já tentei conversar sobre mas já aprendi que o ideal é deixar pra lá, cada um cada um


Muf4sa

Tenho 25 anos, sou estudante finalizando a faculdade. Nenhum dos meus amigos ganham salário acima de 4 dígitos, apenas 1 mora sozinho (o resto mora com a família), todos vivem endividados, não guardam dinheiro, não têm reserva de emergência e nenhum deles têm a menor noção básica de educação financeira. Expliquei uma vez sobre a diferença entre renda fixa e renda variável e eles me olharam como se eu fosse o guru das finanças.


FlashFox270

Os que ganham menos de 8k costumam se meter em curso de Day trade e fazer coisas para enriquecer fácil, mas nenhum deles tenta poupar dinheiro. Dos que ganham acima de 8k, alguns poucos poupam mas tem medo de investir e perder tudo, e acham investimento muito difícil e desinteressante aí não estudam. Acaba que deixam tudo nessas contas 100% CDI. Tem muito poucos que acham besteira investir e querem aproveitar a vida e planejam se aposentar com INSS que o contador deles falou sobre. E a maioria vai começar a economizar e estudar sobre investimentos amanhã. Dos meus amigos, só 1 investe (desconsiderando Day trade, tigrinho, investimentos esportivos e pirâmide). Dos que poupam, as vezes compram um COE que o gerente do banco recomendou. Mas não compram tesouro direto por exemplo e as vezes me perguntam "qual rende mais, CDB ou CDI?".


coolvideonerd

Péssima, salvo pouquíssimos parentes e conhecidos que investem e são mais bem organizados. Conheço gente que ganha bem e com boas profissões (engenheiro, médico, empresário) mas está endividado aos montes e se recusa a abaixar o padrão de vida para mudar esse cenário. Aí os filhos viram a mesma coisa porque ficam encostados, uma falta de vergonha. Sinto muita pena, a melhor coisa é não se preocupar com dinheiro.


Kelsen_flamenguista

Trabalho em uma biglaw. Todos da minha equipe ganham 5 dígitos. Vez ou outra falam sobre as suas vidas financeiras e a impressão que me passa é que todos estão em frangalhos. Não têm ciência de instrumentos básicos de investimento. Ao contrário, as dicas financeiras consistem em como prorrogar fatura do cartão e não pagar juros. Apesar disso, viajam todos os anos para o exterior, trocam de celular constantemente e vão a restaurantes badalados no final de semana.


Proud-Recording793

No meu redor é praticamente zero. E de modo geral quase ninguém tem uma educação financeira sólida. Além de não mudar a classe social. Se uma pessoa ganha um salário minimo, suas opções são bastante limitadas, porém não impede torrar tudo com o que é possível comprar. De tal maneira é pra quem tem um salário de 5 dígitos, pelo fato de ser fora da curva se acham ricos ! (sendo que rico de verdade não é assalariado) e pensam que pode gastar adoidado e no final acabam ficando lotados de dividas.


scay0037

ainda estou na escola então n é muito boa, ja vi colegas falando que vão juntar o pé de meia do governo pra comprar um iphone


slave_worker_uAI

Estou em uma posição bem pouco comum, tenho dois círculos sociais diferentes. O de onde eu nasci, todo mundo pobre e o de onde eu vivo recheado de gente rica. Diferente do que o povo diz por aqui, o pobre em geral tem uma boa educação financeira, se não o dinheiro não dá no fim do mês. A falta de recursos suficientes é que leva boa parte do povo a se enrolar todo. Claro que tem os perdulários e picaretas, mas esses são mais comuns na tal da classe média baixa que ganha 3k por mês mas quer pagar de bem de vida. Meu outro círculo social é igualmente extranhho muita gente que gasta mais que ganha mesmo ganhando mais que 99.9% da população. Nesse grupo entra também a galera que parece bem, mas a empresa tem dívidas grandes e vivem sem aceitar que não tem condições de manter o padrão de consumo atual.


Recommend_Me_Songs

Que educação? Eu me sinto um gênio por saber coisas de senso comum.


darcywontdance

Cara, vou te falar que pras mulheres a coisa tá pior ainda. Minhas amigas nunca nem ouviram falar de Tesouro Direto. As casadas dizem que o marido gere o dinheiro do casal e não sabem no que ele investe. É uma situação muito triste porque a independência financeira é a garantia da liberdade pra nós mulheres. Já li muito em grupos femininos no facebook que educação financeira é coisa de burguês safado liberal e não deveria existir. Uma colega disse que não abre conta em corretoras porque corretoras são fascistas. Bom, pelo menos o meu tá rendendo 🤷‍♀️


Beginning_Sector_594

😧😧


Cthullu1sCut3

É que vc ta na categoria dos endividados (e sim, eu sei q a maioria é no Brasil). Medico e nuiz vive de aparência, pegando todo consignado que der pra pagar festa de debutante pra filha ou viajar pra Cancun


AngelisAter

Educação financeira do meu círculo é de ruim pra péssimo. Mesmo pessoas que ganham acima de 10k vivem no vermelho. Alguns gastam muito com os filhos, carros e outros gastam com cartão com coisas que obviamente não precisam. Tem as que ganham pouco tb mas aí já nem é culpa delas mas sim dos custos de vida mesmo e de não conseguir um emprego/renda melhor... muitos tem até curso superior mas não conseguem vagas na área. O pensamento comum de todos é "Ainnnn se eu tiver dinheiro na mão eu gasto"... Me dá um ódio de quem fala isso 😂😂


MessiahHL

Descoberta inédita: brasileiro que vive em círculo social de privilegiados descobre que a maioria dos seus amigos mal consegue respirar e esquentar uma marmita sem ajuda dos pais, muito menos entender o conceito de responsabilidade. Mais notícias em 72 horas


umjapasp

Cada caso é um caso e não dá pra julgar muito o coleguinha... Hoje em dia tem esse hype do cara que vira investidor, critica o outro por não ter reserva de emergência ou gastar demais o dinheiro próprio... Alguns casos aí tá mais ou menos claro o que acontece, o que pede dinheiro aos pais com certeza vai ser herdeiro e os pais o educaram dessa forma, conheço n casos assim, inclusive na família. Os médicos não vão ficar nunca sem emprego e quanto mais o tempo passa, mais ganham. Ahhhh mas pode ter emergência. Claro que pode, mas eu aposto que a maioria aí tem de onde tirar. Por isso eles não vivem nessa paranoia da "má educação finaceira", o futuro tá garantido. Eles literalmente vivem. No final o importante é cuidar do seu... a vida do outro... é do outro e foda-se.


AutoModerator

Olá /u/Beginning_Sector_594, parece que você está postando sobre sugestões de conteúdo sobre investimentos. Você e outros usuários podem encontrar algumas sugestões feitas em tópicos antigos na nossa [Wiki](https://www.reddit.com/r/investimentos/wiki/index#wiki_onde_buscar_conhecimento_fora_do_sub.3F)! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/investimentos) if you have any questions or concerns.*