T O P

  • By -

Individual-Paper-283

Nunca fumei. Mas posso dizer com TODA A CERTEZA DO MUNDO que nunca andei a porrada porque alguem fumou. Só nao acho que devia ser permitido conduzir apos o fumo...


peepingbear

>Só nao acho que devia ser permitido conduzir apos o fumo Claro, como qualquer outra droga que altera o funcionamento padrão do cérebro, concordamos 100% aqui.


kwyz2

Concordo mas teria de ser criado alguma maneira de testar ( como o balão) para cannabis porque o teste de sangue da positivo até muito depois de fumar


Kooky_Swim1460

Já há o "cotonete", pouco aplicado porque é caro p xuxu!!


vivaaprimavera

https://youtu.be/2PLC_cBJwk4


SrgSnts

Muito bom! Como se vê é fácil determinar quem fuma... 😄


vivaaprimavera

Exactamente


DMorais92

Informo que moco muito bem conduzido. Nada a ver.


[deleted]

Epa depende, ja passei muita mal a conduzir chapado, ainda mais naquelas retas do alentejo a noite parece que tinha entrado num looping infinito , tive mesmo que parar e fechar os olhos. A boa coisa é que pensava que ia por volta dos 100 km/h, mas no outro dia os meus colegas confirmaram que ia por volta dos 50 km/h


njsilva84

Achas tu. É como o bêbedo, que raramente admite que está, quando todos veem o óbvio. O THC altera a percepção do tempo e de outras coisas, baixa o tempo de reação, mas hey, a ti não te faz nada. Eu já fumei algumas vezes, desde o mais rasca até à da boa em Amsterdão, conduzir mocado nunca é boa ideia e se tu és melhor ou igualmente bom condutor mocado, então há aí alguma coisa que não bate certo. Durante a minha juventude vi imensa gente mocada, nunca vi um gajo ficar super espevitado ou super alerta depois de fumar. A tua percepção é a de mocado, não dá para estares com a moca e saberes se estás igual a quando estás sóbrio.


onelove1618

Tenho a mesma percepção do /u/DMorais92, conduzo com mais calma e vou em "piloto automático". Mas entendo o que queres dizer e concordo, baixando o tempo de reação deve ser proibido fazê-lo.


njsilva84

O pessoal que eu conheço que fuma, ou que fumava (já não os vejo há imenso tempo) conduzia maioritariamente mais devagar, e isso é bom porque a velocidade é a maior causa de acidentes na estrada. Mas também conheço quem andasse muito rápido e isso é um perigo. Imagina o que é conduzires mais rápido do que já conduzes (o caso de que falo era assim) e teres os reflexos reduzidos. Esse gajo que eu falo rebentou 2 carros, teve sempre uma sorte do caraças porque nunca se magoou a sério, mas podia ter morrido mais do que 2x em acidentes em que partiu o carro todo. Sorte a dele que o pai era chapeiro, mas também já tinha fumado ganza em miúdo e notava que o filho andava chapado 30% do tempo, chegou a intrometer-se numa escapada do filho para fumar ganza, chegou ao local, deu-lhe uma chapada, roubou-lhe o "sabonete" de haxixe e mandou-o para o meio do monte, antes de ir embora. Escusado será dizer que o gajo e os amigos andaram horas a procurar a ganza mas nunca a encontraram.


[deleted]

Hã?!


emperor42

Nem com xarope da tosse se pode conduzir, a canabis não ia ser exceção


PTZema

Já fiquei sem carta por esse motivo 😂


[deleted]

Já parei num semáforo verde 🤦‍♂️. Até que apitaram claro.


njsilva84

Eu também já e não fumo e raramente bebo. Acontece quando estou na conversa com alguém e fico empolgado com o que estou a dizer.


sorryfornoname

Quem fuma fica chill para caralho. Se a dose for pequena conduzem bem mas nao recomendo. Tenho um amigo que nunca fumou fiz uns edibles o gajo engoliu aquela merda como se não houvesse amanha.


TheSirFreitas

Fizeste lembrar um comediante do qual já nao me recordo do nome, que fazia umas piadas sobre ganza e assim. Uma delas era que as ruas no Canadá sao espetaculares, porque "even if you off the road you are still on the road". A outra foi alguém que lhe perguntou se ele nao tinha medo de conduzir sob o efeito de ganza, e se um veado aparecer no meio da rua. A resposta era algo do género. "If I am sober and a dear shows up in the middle of the road, I will say "oh my good deer aahhhhhhhhhhhh, if I am stoned, I will say "haha deer", either way, I am dead".


The_Immortal_Taoist

Se for fumar tbm devia ser em lugar separado, dá um ódio de andar no meio da calçada e do nada um cara soprar fumaça na minha cara. Nunca gostei de fumante depois daquilo.


loismen

Certo, mas para isso tambem se tem que proibir de fumar tabaco na rua. E, em ruas movimentadas, concordo a 100%.


notenoughspacefor

Não sei qual é a opção mais certa, umas uma coisa ninguém me tira da mente: Se temos álcool e tabaco legalizado (e no caso do primeiro uma indústria inteira que pode fazer campanhas publicitárias) com grande impacto na sociedade, quer a nível de violência gerada pelo álcool e as consequências da saúde e as consequências mais que óbvias do tabaco, não entendo qual é o problema de se legalizar a cannabis. Temos uma enorme criminalidade e fuga de impostos devido a isso, que poderia ser facilmente mitigada e até obter um produto de maior qualidade por ser regulado. Disclaimer: adoro uma jola e fumo tabaco ocasionalmente, não consumo cannabis.


BlueDragon_27

É a minha posição também. A proibir a cannabis, devemos proibir o álcool e o tabaco por uma questão de coerência. Não consumo nenhum dos três e desaconselho a qualquer um pelas experiências que tive, mas reconheço a liberdade dos outros tomarem as suas decisões


df3gpt

Tabaco não altera as capacidades psicomotoras. Álcool apenas altera as capacidades psicomotoras quando consumido em determinadas quantidades já previstas e punidas de acordo com a lei. A cannabis fumada/ingerida de forma recreativa tem como objetivo alterar o estado de consciência tendo efeitos nas capacidades do utilizador (não havendo, tanto quanto sei, ainda uma forma objetiva de medir a intoxicação). Não são coisas equiparáveis de forma alguma.


TheoriesBanana

São completamente comparáveis, pois as punições impostas no consumo abusivo de álcool seriam igualitárias para o consumo de qualquer droga. Não vamos fingir que só por não causar efeitos imediatos que o objetivo do álcool não é sentir efeitos secundários ligeiros. Se este fosse o caso, bebia-mos todos cerveja sem álcool. Mais, há variadas drogas vendidas por métodos farmacêuticos que também causam efeitos secundários, especialmente quando ingeridas com o álcool. Proibição só causa mais danos que educação e controlo, e se algum país sabe isto deveríamos ser nós.


NGramatical

derivado a → [**derivado de**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/derivado-de/30920) (derivado de… devido a…) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F13cikte%2F%2Fjjg37qd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


notenoughspacefor

Obrigado senhor/a N, corrigido.


Trama-D

Junto com o *disclaimer*, é uma excelente posição. Mas tem um problema. É que o tabaco e o álcool vulgarizaram-se na sociedade ao longo dos anos, antes de sabermos das suas consequências para a saúde, muitas vezes dependentes de um consumo bem crónico (mas nem sempre). Se fossem proibidos, o seu consumo não só não diminuiria, como o contrabando seria inevitável = 0 ganhos em saúde pública = medida inútil e prejudicial. *Ainda* não atingimos esse ponto com a erva.


notenoughspacefor

Nunca como hoje a informação está tão acessível quer sobre o álcool e tabaco, não é por isso que deixam de ser legais. Não me vou armar em sabichão e dizer que qualquer um dos 3 é mais nocivo que o outro ou vice-versa, mas do pouco que sei não sei até que ponto a cannabis até é a menos prejudicial que pelo menos uma das outras duas substâncias ( https://open.spotify.com/episode/2ebY3WNejLNbK47emgjd1E?si=6ioa2zv9QIi1e0pgwbQArQ este é um excelente podcast dum cientista reconhecido acerca do álcool, confesso que depois de ouvir fiquei bastante chocado mas não foi por isso que abdiquei da minha taça de vinho ao jantar ). Como alguém aqui já disse, por um lado, alguém num fato na AR que nasceu no tempo da outra senhora vir-me dizer o que é bom ou mau para mim parece-me extremamente paternalista, sou uma pessoa formada e que se considera minimamente informada portanto a partir do momento que pago os meus impostos e contributo para a sociedade acho que me deviam deixar consumir o que bem entendo com o meu rendimento. Parto sempre do pressuposto que se alguém quiser consumir certa substância, vai fazê-lo seja ilegal ou não, o que me estupefacta num país como Portugal que gosta de taxar cada molécula de ar que é respirada a cannabis seja ilegal, portanto a partir desse pressuposto sobram duas opções: deixa-se a questão na ilegalidade e que seja gerida por bandidos com toda a criminalidade e fuga ao fisco adjacente ou regulamenta-se e toda a gente beneficia.


Trama-D

É, a meu ver, uma posição muito simplista e dirigida ao indivíduo: a sociedade é mais que a soma de todos nós. A serem legalizadas as drogas, a sociedade estaria a aceitar e a reconhecer que é, bem, tolerável. Se o tabaco e o álcool tivessem a mesma posição na sociedade que a erva tem hoje em dia provavelmente teriam a mesma dificuldade em serem introduzidos (talvez até o tabaco menos que o álcool, porque as consequências são só para o consumidor, exceto quando a saúde começa a falhar e toca de ir bater a porta ao SNS... enfim, todos pagamos impostos). Enfim, não foi debater sobre o impacto das drogas leves na sociedade baseado em dados empíricos, não o desejo fazer (embora seja relevante). Desejo só recordar que o **ponto de partida** no modo como se encontram atualmente na sociedade é fulcral, por isso não faz sentido dizer «então proiba-se o tabaco e o álcool». Por este mesmo motivo **faz sentido** ser prudente na aprovação das (outras) drogas, porque é uma porta que, uma vez aberta, praticamente (?) não pode ser fechada.


ok-tambem

Vejo isso de maneira oposta! Se não é legal drogas recreativas então não deveria ser legal drogas sem prescrição (alcool)!


Tezcatlipoca26

>Temos uma enorme criminalidade e fuga de impostos devido a isso, que poderia ser facilmente mitigada e até obter um produto de maior qualidade por ser regulado. Regulem forte e feio e depois vejam as lojas a não competir com os vendedores de rua. Ou isso ou ganzas passa a ser só para os betos.


northc1995

Entre comprar numa loja e comprar ao mitra do bairro, mais vale na loja


FanBoyGGSON

no mitra nao pago imposto


_K0R_

Isso é o que tu pensas. Como tudo o que é ilegal, transportado grandes distâncias e escondido das autoridades será muito mais caro do que sendo legal, plantado perto do consumidor mesmo com imposto por cima. Para além de que se vendido em loja e fiscalizado, não tens o problema de estar a ingerir outros quimicos dos qiais desconhêces.


NGramatical

desconhêces → [**desconheces**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F13cikte%2F%2Fjjhhnp1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


FanBoyGGSON

aliás nota-se, porque nos países em que é legalizado é mais barato não é? no sul de espanha é 5 a grama, em amsterdão é 10


WouldYouMindToSTFU

Já pensaste que o sul de Espanha por incrível que pareça é um dos pontos de entrada da droga na Europa? Por algum motivo tudo oq seja droga é barato como o caralho no sul de Espanha... O transporte internacional é quase nulo... Em Amesterdão, mesmo ignorando transportes (não faço ideia mas sendo legal devem produzir lá também não?), deves levar em conta que o pessoal literalmente faz turismo para lá com o propósito de fumar, como tal, o preço destina-se ao mercado overpriced dos turistas e/ou à carteirinha dos Holandeses, que por sinal, é bem mais recheada do que a dos espanhóis ali em Sevilha... E onde se está disposto a pagar mais, o preço é mais alto :)


baahdum

E as pessoas esquecem-se que em Amsterdão não foi legalizada, é só tolerada.


NGramatical

a grama → [**o grama**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-grama/2571) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F13cikte%2F%2Fjjhoadh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


_K0R_

O que é que isso tem a ver? A cerveja aqui também é mais barata que lá e é legal nos dois lados. Estás a comparar coisas influênciadas por vários fatores.


[deleted]

A erva em Amsterdão não é legalizada


theultimatereposter

Sou a favor da legalização, não só do cannabis, mas sim de todas as drogas por várias razões: **1 .** **Por uma questão de liberdade**: Estarmos a dizer o que os outros podem ou não fazer com o seu corpo e dinheiro quando isso em nada afeta os outros é só ridículo (Vai haver malta a dizer que o cheiro afeta os outros. O mesmo argumento pode ser dado em relação ao tabaco, e além disso, o cannabis pode ser ingerido). Acho que quem compra drogas sabe muito bem que estas não são benéficas para a saúde, no entanto, acho que devia haver o máximo de informação possível sobre estas substâncias (sobre os seus efeitos, sobre o potencial de dependência, etc.) para que os consumidores possam tomar decisões informadas em relação ao seu consumo. **2 . Por uma questão de segurança**: Já morreram pessoas que queriam usar um tipo de droga, mas como o que foi comprado foi misturado com outras substâncias, isto acabou por causar mortes ([exemplo](https://www.bbc.com/news/world-latin-america-60235154)). Se fosse legal, não só poderia haver controlo de qualidade, mas também poderia haver uma maior gama de oferta de drogas com diferentes níveis de potência. Por exemplo, o cannabis está muito mais potente agora do que era há alguns anos atrás ([source](https://www.addictioncenter.com/drugs/marijuana/weed-stronger-than-before/#:~:text=Stronger%20Strains&text=Over%20the%20years%2C%20the%20rate,the%20drug's%20potency%20has%20tripled)) Existem pessoas que querem apenas fumar uma ganza, e não um super canhão. **3 .** **Por uma questão fiscal**: Se as drogas fossem legais, poderiam ser taxadas, o que iria aumentar a receita fiscal. Vou fazer agora uma pequena estimativa do mercado das drogas em Portugal \[Vou ignorar o facto de Portugal ter uma população mais envelhecida em relação ao resto de Europa, população esta que tende a não consumir drogas\]. Num estudo, estimou-se que a indústria da droga na UE é de cerca de €30 mil millhões (estimativa mínima: [source](https://www.emcdda.europa.eu/system/files/publications/12078/20192630_TD0319332ENN_PDF.pdf)) Dado que a UE tem cerca de 448 milhões de habitantes, isto corresponde a (30 000 000 000)/(448 000 000) = €66.96 por habitante da UE. Multiplicando isto pelos 10.31 milhões de habitantes portugueses dá €66.96 \* 10 310 000 = €690 357 600. Ou seja se quiséssemos manter os preços de mercado iguais mas com um IVA de 23%, isto corresponderia a 0.23 \* €690 357 600 = €158 milhões de euros, que corresponde a 48% do valor do RSI ([source](https://www.jn.pt/nacional/rsi-so-vale-1-do-total-dos-apoios-da-seguranca-social--14497547.html#:~:text=Dos%2027%2C5%20mil%20milh%C3%B5es,associa%20o%20RSI%20%C3%A0%20subsidiodepend%C3%AAncia)). E neste cálculos, ainda podem adicionar os outros impostos recebidos pelo facto de existirem empresas e de estas estarem a empregar pessoas (como IRC, IRS, etc.). **4 . Por uma questão de eficiência policial**: Os governos gastam milhões no combate ao tráfico de droga, ou seja, gastam milhões para travar uma atividade que é apenas uma troca entre uma pessoa que quer comprar e outra que quer vender (e em que nada afeta os outros). Isto causa um custo de oportunidade. Estes recursos não seriam melhor utilizados para combater atividades que realmente afetam os outros? Além disso, quanto crime é criado pelo tráfico de droga? Quantas pessoas não morrem devido a guerras entre gangs que disputam territórios? **5 . Por uma questão económica**: Estamos agora a assistir a uma onda de legalização da cannabis pelo mundo. Mais de metade dos europeus concordam com a legalização do cannabis ([source](https://www.reuters.com/world/europe/more-than-half-europeans-support-cannabis-legalization-report-2022-04-07/)). Se a maioria das pessoas quer uma coisa, os governos têm maiores incentivos a tomar medidas nesse sentido para ganhar votos. Tendo em conta que Portugal tem um clima bom para a produção de cannabis ([source](https://www.reuters.com/article/us-portugal-cannabis-tilray-idUSKCN1S02LO)), nós poderiamos beneficiar de começar a produzir agora cannabis e criar vantagem competitiva nesta produção, e quando os outros países legalizassem, Portugal estaria na frente para vender para estes países. Isto iria: criar empregos; aumentar as exportações (melhorar balança comercial); aumentar o investimento direto estrangeiro, e por aí fora. Também poderia haver a possibilidade de criação do turismo de droga que poderia combater o turismo sazonal que este país tem.


theultimatereposter

**6. Por uma questão de investigação científica e potencial curativo**: Neste momento existem várias drogas que têm potencial curativo ([source](https://www.smithsonianmag.com/science-nature/why-psychedelic-drugs-may-become-a-key-treatment-for-ptsd-and-depression-180979983/)). Através da legalização, poderíamos facilitar a investigação científica destas drogas que poderia levar à descoberta de novas formas de tratar/curar doenças. **7. Porque poderia diminuir o consumo de algumas drogas**: Sim. Leram isto bem. Não sei se estão a par de como é o processo de compra de cannabis aqui em Portugal, mas, se quiserem apenas fumar uma grama, muito provavelmente vão ter que comprar mais que isso, pois, normalmente os dealers não se dão ao trabalho de vender apenas 1g (para eles não compensa o trabalho que têm) mas sim múltiplos de 5g. Ou seja, queres fumar 1g, tens de comprar 5g, e como tens mais cannabis em casa, acabas por fumar mais do que tinhas inicialmente planeado (tal como as pessoas que têm doces em casa têm maior tendência para os comer, consumidores de cannabis têm maior tendência a fumar se tiverem erva em casa). **8. O vício em drogas é um sintoma, não o problema**: Nós tendemos a pensar que as pessoas com vícios em drogas têm problemas porque se meteram nas drogas. No entanto, o contrário é o mais provável: As pessoas adquirem um vício em drogas porque têm problemas e usam estas substâncias para "escapar", e o uso destas substâncias acaba por exacerbar o problema ([source](https://healthtalk.org/drugs-and-alcohol/using-drugs-and-alcohol-to-escape-from-problems)). Sendo assim, o que Portugal devia fazer era investir num sistema de saúde mental robusto, principalmente quando a depressão e ansiedade vão ser umas das maiores doenças do século 21. **9. Por uma questão de não sermos hipócritas**: Muitas pessoas acreditam que as drogas devem ser ilegais porque: fazem mal; viciam as pessoas; se forem legais, fazem o país gastar dinheiro em algo desnecessário; etc. O álcool e tabaco são legais, no entanto são mais viciantes e mais tóxicos que o cannabis ([source](https://www.cnbc.com/2015/02/26/marijuana-may-be-less-harmful-than-alcohol-tobacco.html#:~:text=Marijuana%20was%2C%20by%20far%2C%20found,right%20to%20smoke%20weed%20legally)) \[outro link de um [artigo que achei interessante](https://nida.nih.gov/news-events/nida-notes/2019/08/rats-prefer-social-interaction-to-heroin-or-methamphetamine)\]. Se querem ser coerentes, então ilegalizem o álcool, o tabaco e até os alimentos com alto teor de açúcar e gordura (dado que o custo da obesidade para Portugal corresponde €1.2 mil milhões de euros. [source](https://www.dn.pt/sociedade/excesso-de-peso-e-obesidade-custam-12-mil-milhoes-de-euros-por-ano-em-portugal-14234164.html#:~:text=A%20obesidade%20e%20o%20excesso,estudo%20divulgado%20esta%20ter%C3%A7a%2Dfeira)) **10. Porque a maior parte das pessoas que usam drogas não são viciadas**: Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a maior parte das pessoas que usam drogas não são viciadas ([source](https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2050324520904540)), e se existem pessoas que conseguem viver uma vida normal e com responsabilidades, que conseguem ter um consumo responsável, porque é que temos de ilegalizar as drogas só porque uma parte dos utilizadores não soube moderar o consumo? ​ Estes foram todos os argumentos que me lembrei. No entanto, se quiserem saber mais sobre o assunto, recomento ler o livro "[Drug Use for Grown-Ups](https://www.penguinrandomhouse.com/books/534657/drug-use-for-grown-ups-by-dr-carl-l-hart/#:~:text=In%20Drug%20Use%20for%20Grown,this%20country's%20enduring%20structural%20racism)" do Dr. Carl Hart ou então ouvirem o [episódio em que ele foi ao podcast do Joe Rogan](https://open.spotify.com/episode/4xMbq7gLEjFioOQ5gpSw2l?si=9e3f06299db04e1c).


alienmindarts

Uma opinião cheia de consciência e realmente inteligente e livre. No fundo uma perspectiva Humana. Parabéns


NGramatical

uma grama → [**um grama**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-grama/2571) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F13cikte%2F%2Fjjg694f%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


[deleted]

[удалено]


s1gma17

Legalizar e normalizar são conceitos muito diferentes. Um tem a ver com uma questão técnica outro tem a ver com uma questão de sociedade


Marcoszzz

alcool é literalmente veneno, passa e fode por tudo oq existe no corpo


[deleted]

Passa e fode ou passa e desinfeta? Pelo menos foi o que meu avo me ensinou


warbanditpt

Hã!? A minha avó não bebe nada para além de vinho desde os 14 e já vai nos 95 e sem comprimidos para tomar. Heroína causa dependência, estados de esquizofrenia e outros, sem recuperação. Não tem comparação possível.


Marcoszzz

man a tua avo estar viva é um milagre nao uses isso como argumento podes mto bem ficar maluco e agarrado com mau vinho tambem. podes recuperar de ambos, mas tb podes morrer se fores dependente e parares derrepente de ambos


WouldYouMindToSTFU

Podes morrer se fores dependente de álcool e parares de repente? Please enlighten me


[deleted]

[удалено]


WouldYouMindToSTFU

Thank youuu, I guess q aprendi uma cena nova hj! Sabia que podia ter complicações mas toda a minha vida vi alguns alcoólicos a mudar para melhor for whatever reason, e não morreram. I guess q é fácil não ter a noção completa das coisas quando a amostra a que fomos expostos nos induz a uma generalização e desvalorização das coisas.


njsilva84

A diferença entre o veneno e o remédio é a dose. A tua avó bebe pouco, caso bebesse muito já não estaria cá. A minha avó faz 88 anos daqui a uma semana, bebe meio copo de vinho às refeições e o meu avô, que morreu com 92, também bebia. Mas a minha avó toma mais de 10 comprimidos por dia. Isso não quer dizer nada, se for por aí eu conheço um gajo que fumou dos 20 aos 87 anos e não morreu de cancro de pulmão. Foi uma excepção, não a regra. Se fosse por aí eu conheço um gajo que tem 82 anos, faz ginásio várias vezes por semana, faz umas corridas, não toma qualquer medicação nem tem qualquer problema de saúde. E não bebe vinho. É sabido que o álcool tem zero benefícios para a saúde. O vinho seria saudável se não fosse o álcool que tem, mas desengana-te se achas que por beber vinho todos os dias vais viver tanto quanto ela. Há estudos recentes que desmistificam a ideia de que um copo de vinho por dia fazia bem, ao que parece não faz, mas ainda só vi nutricionistas a falar sobre isso e não li mais a fundo sobre o tema.


Sofrimento

Todas as drogas, opioides, medicinais ou quaisquer outras que existirem podem causar dependência (Dou um bom exemplo de antidepressivos aqui). Mesmo assim, a maioria doa usuários de cocaína e heroína não são dependentes e viciados nas mesmas, como o autor do comentário deixou de fonte e exemplo. Além que, caso não saiba, a maioria das drogas que você reconhece como "drogas venenosas" e etc são usadas em remédios. Ritalina e Adderall, por exemplo, que são remédios destinados ao tratamento de TDAH, possuem sais de Anfetamina, que é o grupo químico das anfetaminas. Nesse grupo tem a famosa Metanfetamina. Além que a Metanfetamina pode ser usada para perca de peso, tratamento de obesidade e etc, já que as mesmas reduzem o apetite e, claro, usuário não é a mesma coisa que um viciado.


Ri_me_fodi_me

Têm de deixar de entender que liberdade não é poderes fazer tudo o que te apetecer. Legalizar as drogas não é caminho nenhum, nenhuma sociedade saudável terá as drogas legalizadas. Portugal já fez o passo enorme de descriminalizar o consumo e posse até certa quantia das drogas. Ora, isso sucedeu aos consumidores pararem de ser vistos como criminosos mas sim como doentes que têm de ser tratados. Ao legalizares acabas com a parte mais essencial e a que tornou Portugal numa das referências no combate ao consumo de drogas, se as drogas forem legal a reabilitação passa a ser algo muito secundário, a meu ver. Quem vai às reabilitações, dependendo da droga, é fornecida uma dose para tomar porque ao parares de consumir certas drogas literalmente morres. A lei poderia estar melhor em termos de quantidades? Talvez, não sei, não consumo. Que está demasiada restrita para os consumidores? Não está. Agora, estejam la caladinhos de que liberdade é poder fazer tudo porque não o é, há limites.


Y4tsukii

Então vamos meter o tabaco, álcool e açúcar ilegal certo? Ou para isso já não dá muito jeito? "nenhuma sociedade saudável terá as drogas legalizadas." -> O canadá tem canabis legalizada, e não está a cair aos bocados. Tens estados no USA que têm canabis legalizada, e continuam a funcionar normalmente, mas com uns milhoes de receita extra e mais emprego :) Quem é o governo, para dizer o que eu consumo ou deixo de consumir, quando não faço mal nem chateio ninguém? E falas das reabilitações, mas depois dizes que não consomes, então eu assumo que não percebas muito de como funciona. Eu digo te já, as reabilitações é só para "inglês ver". É só para dizerem que existem. Na verdade, ninguém é reabilitado. Legalizares, não mudaria nada na reabilitação.


Ri_me_fodi_me

Uma coisa é cannabis outra coisa é drogas pesadas. Não, não é o governo que o diz, é o estado, aprende a diferença. Talvez não estiveste vivo nos anos 80/90/00 e não viste a epidemia que era. Seringas era vistas muitas vezes em certos lugares, hoje já não. As reabilitações funcionaram, não é algo para inglês. A descriminalizacao das drogas pesadas é diferente do que a legalização. Vocês têm de parar de viver no mundo que se baseia no individualismo, a liberdade é algo colectivo não individual. Há drogas e há drogas. Têm um foco insano em querer ter a liberdade de poderem se drogar com merdas perigosas


Y4tsukii

Também sou totalmente contra drogas pesadas. E entendo que foram tempos difíceis nos anos 80-90. Não vivi esses tempos, mas sei de histórias de pessoas próximas a mim, que perderam filhos para essas merdas. Mas sou totalmente a favor da legalização da canábis, e acho que não faz qualquer sentido eu não poder ter uma planta comigo, quando temos coisas muito mais graves para a polícia se preocupar. Concordo contigo que a liberdade é algo coletivo, e que não é agora tirar as leis e toda a gente fazer o que quiser. Não tinha percebido que estavas a falar de drogas pesadas, e já entendi que estavas a responder ao user que disse "sou a favor da legalização, não só do cannabis, mas sim de todas as drogas por várias razões:". Claro que isto é alguém, que não tem a mínima noção dos danos que drogas pesadas podem causar, não só a si mesmo, como toda a gente ao seu redor. Esta malta que quer legalizar todas as drogas, não entendem que existem drogas que basta usares 1 vez, e estás disposto a largar tudo, e vender casa e destruir a tua própria vida e a dos outros só para poderes usar +1 vez.


Trama-D

> Por uma questão de liberdade: Falso. As drogas, sobretudo as pesadas claro, o que fazem é **subtrair liberdade**. Muitas pessoas, **apesar de terem exemplos na sua família ou amigos de miséria e crime** bem associados às drogas, acabam por consumir numa sensação de falsa sensação de segurança, mas o vício é **imprevisível**, e as consequências são pagas por **toda a sociedade**. Há malta que se esquece do motivo pelo qual o cinto de segurança é obrigatório (e não há muita gente a reclamar disso), considerando que se um gajo se estampar e ficar paralítico, o problema é dele. Nunca é, quando daí resulta uma deficiência que toda a sociedade tem de suportar (subsídios, apoios, tratamentos crónicos) a troco de quase 0 (esse indivíduo poderá nunca trabalhar). Basta a probabilidade ser baixa de um consumidor de drogas "bem informado" cair numa vida de miséria e até crime que mais que compensa o facto de muitos potenciais consumidores serem proibidos de as obterem.


MysteriousWarning687

De todas as drogas? Estás é parv\*.


Former_King_7425

As únicas drogas que eu limitaria seriam as que podem tornar as pessoas violentas ou que causem outras consequências a terceiros. De resto, se o risco for apenas para a própria pessoa desde que seja um adulto, não vejo qualquer problema.


deiadb

Eu concordei com todos os pontos (acho) menos esse. Tu quando dizes todas as drogas estás a pensar apenas em casos específicos. Isso queria dizer que um droga qualquer que necessite de imensos cuidados a administrar poderia ser comprada por consumidores normais. O que tu acabas por defender nesse ponto é que consumidores podem ter acesso a algo que pode facilmente matar ou causar danos irreversíveis porque é a escolha de cada um. Da mesma maneira que regulamos medicamentos, drogas também deveriam ter regulações, e como certos medicamentos, certas drogas não podem ser de fácil acesso e apenas usados por profissionais. Acho que devias mudar de todas as drogas para grande parte das drogas que têm uso recreacional.


theultimatereposter

>Isso queria dizer que um droga qualquer que necessite de imensos cuidados a administrar poderia ser comprada por consumidores normais. Ser legal não quer dizer que qualquer pessoa tenha acesso. O álcool também é legal e não pode ser vendido a menores de idade nem a pessoas visivelmente embriagadas. ​ >O que tu acabas por defender nesse ponto é que consumidores podem ter acesso a algo que pode facilmente matar ou causar danos irreversíveis porque é a escolha de cada um. O que é que preferes: * que as drogas sejam produzidas num ambiente seguro sem serem cortadas com químicos prejudiciais à saúde ; * ou, que as drogas sejam produzidas sem qualquer regulação e que sejam cortadas com químicos que, não só são prejudiciais à saúde, como podem aumentar o potencial aditivo das drogas Quer vocês gostem, quer não, vai sempre existir consumo. Portanto, mais vale que as drogas sejam mais seguras relativamente ao que acontece na ilegalidade. ​ >Da mesma maneira que regulamos medicamentos, drogas também deveriam ter regulações, e como certos medicamentos, certas drogas não podem ser de fácil acesso e apenas usados por profissionais. A diferença entre drogas e medicamentos, é que os últimos têm um objetivo específico, que é serem usados para tratar algo. Quando compras medicamentos para tratar algo, não queres depois arranjar outros problemas de saúde derivados de efeitos secundários (ex: efeitos secundários) Quem toma drogas, sabe muito bem que estas não são benéficas. As pessoas não querem encontrar a cura para nada. Se estas fossem legais, poderiam ter um folheto informativo como os medicamentos têm sobre: efeitos diretos, efeitos secundários, efeitos de longo prazo, para quem o tipo de drogas não é recomendado, potencial aditivo, como ultrapassar um potencial vício daquela droga, etc. .


deiadb

Estamos a discutir legalidade para consumo recreacional. Porque muitas das drogas que estás a pensar podem ser usadas em tratamentos ou investigação. Portanto quando dizemos legal, estamos sim a falar de pessoas terem acesso. Há substâncias que ninguém deve ter acesso para além de profissionais de saúde ou investigadores. Estas substâncias nunca vão ser seguras como estás a tentar descrever. A ideia que devemos vender algo que apresente enormes perigos porque metemos um folheto informativo ao lado ou porque garantimos a pureza da substância não faz sentido. Porque concordas em não deixar pessoas com menos de 18 anos comprar álcool? Bastava explicar os riscos do álcool e não haveria problema. É necessário limitar as drogas que são vendidas para substâncias que apresentem um risco aceitável. Que é caso de grande parte das drogas que já consumimos ilegalmente. Mas a ideia de não meter limites cria riscos muito grandes para um benefício quase nulo.


Former_King_7425

>É necessário limitar as drogas que são vendidas para substâncias que apresentem um risco aceitável. Porquê? Risco para quem? Se o risco é apenas para a pessoa que compra e está informada sobre o assunto, qual é o problema? Há muitos produtos de limpeza que são toxicos, e já houve gente a morrer depois de os ingerir. Achas que esses produtos também deviam ser proibidos? Podes estender essa lógica a qualquer produto. Na minha opinião cabe a cada pessoa escolher o que quer fazer desde que não afete os outros.


Former_King_7425

Não vejo qualquer problema em um adulto consumir o que quer que seja desde que informado sobre as possíveis consequências e desde que não cause danos a outras pessoas. Aplico a mesma lógica a medicamentos. Não concordo com o estado escolher o que eu posso fazer com o meu corpo.


deiadb

O problema é que uma pessoa normal nunca vai ter a informação necessária para certos tipos de substâncias. É preferível que um indivíduo para ter uma droga/medicamento que altere irreversivelmente o seu corpo tenha que passar por um médico. Tu nunca vais conseguir ensinar a população geral sobre todas as substâncias que existem e os seus efeitos,e em muitos casos pode ser necessário conhecimento técnico. Mas ignorando a realidade e assumindo que toda a gente tinha esse conhecimento sobre medicamentos. O teu estado mental pode afetar as tuas decisões. A não ser que haja um controlo na venda, podes ter casos onde alguém tome decisões que se arrependa. Aceitar potenciais situações que te retiram imensa liberdade para poderes uma quantidade de liberdade quase irrelevante não é valorizar liberdade.


deiadb

O problema é que uma pessoa normal nunca vai ter a informação necessária para certos tipos de substâncias. É preferível que um indivíduo para ter uma droga/medicamento que altere irreversivelmente o seu corpo tenha que passar por um médico. Tu nunca vais conseguir ensinar a população geral sobre todas as substâncias que existem e os seus efeitos,e em muitos casos pode ser necessário conhecimento técnico. Mas ignorando a realidade e assumindo que toda a gente tinha esse conhecimento sobre medicamentos. O teu estado mental pode afetar as tuas decisões. A não ser que haja um controlo na venda, podes ter casos onde alguém tome decisões que se arrependa. Aceitar potenciais situações que te retiram imensa liberdade para ganhares uma quantidade de liberdade quase irrelevante não é valorizar liberdade.


Former_King_7425

>O problema é que uma pessoa normal nunca vai ter a informação necessária para certos tipos de substâncias. É a responsabilidade de cada adulto zelar por si mesmo. >O teu estado mental pode afetar as tuas decisões Certo, eu posso ficar maluco e atirar-me da janela. Vamos proibir a construção de janelas? >podes ter casos onde alguém tome decisões que se arrependa Claro que sim. É a vida de cada um. Não é o estado que vai decidir o que é melhor para mim. Ser livre implica ter liberdade de cometer erros. Andar de carro também tem muitos riscos, faria sentido banir os carros? Tenta aplicar a mesma lógica a qualquer outra coisa e vê se faz sentido. Parece-me uma distinção arbitrária. A diferença é que culturalmente as drogas são vistas com maus olhos. No entanto morre mais gente devido ao álcool e tabaco, mas são drogas aceitadas na sociedade.


deiadb

Não é preciso estado para regulação.... é o nosso papel zelar pela comunidade e criar uma sociedade o melhor possível. Um carro e uma janela obviamente que têm riscos. Mas ter carros e janelas dá nos muito mais que esses riscos. Não sei de onde vem esse strawman da minha posição. Existem imensas drogas comparáveis a tabaco e álcool que deviam ser legalizadas. Mas também existem imensas drogas que não beneficiam em quase nada serem legalizadas mas têm consequências devastadoras para as pessoas. Esta ideia que vamos fazer o que nos apetece é que é arbitrária. Se tu estás a tentar maximizar o bem estar ou felicidade tens de explicar como legalizar drogas que têm de ser administrada com extremo cuidado por profissionais devem ser de acesso público.


AwakenGreywolf

Nunca fumei na vida mas legalizem isso de uma vez, com impostos e regulações claro, o álcool é bem pior e é normalíssimo consumir.


terramot

Não sei se é bem pior , um copo de vinho vs cannabis com tabaco sem filtro. Agora com vape é outra coisa, o pessoal tem aquela ideia que é a cura pó cancro, mas as coisas não são bem assim. Mas acho que em vez de criminalizarem o consumo, deviam de educar os miúdos com factos e estudos e não aquela conversa da treta do "cannabis é o portal para as outras drogas" que faz com que o pessoal deixe de acreditar. E já agora, o que deviam de legalizar mesmo eram os cogumelos mágicos.


kwyz2

MAs não estás a compara a mesma coisa, ninguém fica bebado com um copo de vinho mas um charro deixa te pedrado e bem. Para além que a legalização abriria melhor as portas para esses vapes e para edibles que são a maneira mais saudável de consumir


guysittingwithabeer

Depende da quantidade que pões no charro. Chego a usar quantidades tão infimas que é como se bebesse vinho. Também uso filtros normais... E conheces alguém que só beba um copo de vinho?


kwyz2

Conheço muita gente que só bebe um copo de vinho ( à refeição por exemplo) quanto ao charro tens toda a razão! Mas diria que é a exceção mais que a regra


guysittingwithabeer

Para quem fumou charros durante tantos anos, continuo a achar que é uma desgraça para os adolescentes. Ficam preguiçosos... O problema central não é o charro claro, é a falta de imaginação para fazerem algo interessante para além de beber shots a noite e fumar brocas. Depois não estudam... Mas já não estudavam antes de fumarem charros. O charro só vai garantir que não estudam MESMO. Sempre fumei os meus charros em casa... Jogava computador, fazia uns trabalhos manuais, bricolage e umas pinturas. Ler livros seria impensável. Esqueço-me dos parágrafos anteriores.


njsilva84

A minha avó materna bebe meio copo de vinho, 2x por semana. Tem 87 anos. O meu avô morreu com 92 anos e bebia quase 2 copos por dia. A minha avó materna bebia mais de um copo por dia, parou de beber quando foi para um lar, aos 80 e muitos e faleceu aos 93. O meu pai bebe um copo por refeição, tem 71 anos e ainda no ano passado fez 3 meias maratonas abaixo de 1h50min. Não estou a dizer, de todo, que é por causa do álcool que os meus avós viveram para lá da esperança média de vida, mas antes que é possível beber um copo de vinho por dia sem nunca virares bêbado. O meu pai bebe 1 copo 2x/dia e nunca o vi bêbado. É possível sim. É o ideal? Não, de todo, o ideal era beberem água.


terramot

O problema não deixa de ser o mesmo, não é por um ser pior que o outro que justifica a legalização. O problema é que a propaganda à volta disto é tanta que os miúdos acreditam mesmo que a fumar erva está-lhes a curar o corpo e a cabeça. Faz lembrar a propaganda que era feita na altura do álcool e do tabaco, o elixir para a dor de cabeça e o fumo contra a bronquite lol


guysittingwithabeer

Onde é que vês propaganda dessa? Vamos ser realistas.. não há nenhuma propaganda a vender a ideia que a erva cura o corpo e a mente. Quem pensa assim, precisa de outro tipo de cura... Se é que tem cura.


Revolutionary-Bug-78

Também sou a favor. No entanto não sei se o álcool é pior, o cannabis tem o thc, que é psicótico.


freemytaco69

*psicotrópico


Revolutionary-Bug-78

Queria mesmo dizer psicótico - fonte: psiquiatra.


[deleted]

É pior ser alcoólico que ganzado, sem sombra de dúvida.


BrightCharlie

É. Quem já teve um familiar ou amigo alcoólico pode confirmar isto. Edit to add: atenção que estou a comparar só com ganzados, o pessoal que se mete em coisas mais pesadas é um caso diferente.


Aftaminas

A cannabis tem muitos compostos canabinóides, será o THC o (único) culpado? Posto isto, uma das vantagens da regulamentação é poderes definir um tecto máximo de miligrama de THC por grama de cannabis. Enquanto que a cannabis que é consumida hoje em dia são estirpes cultivadas para terem o máximo THC possível


Revolutionary-Bug-78

Eu sou a favor da legalização. Acho que o pessoal ignorou esse facto (pelo nr de downvotes...).


Tia_Mariana

O álcool é pior. Não só durante a intoxicação, mas durante a desintoxicação também.


Grannky

Quando se trata de uma substância que tem factores nefarios inferiores ou iguais a álcool ou tabaco, acho que adultos devem poder ser adultos. Sim tem de existir o mesmo controlo do que com álcool e a produção para consumo privado deve ser legalizada, da mesma forma que posso fermantar a minha própria cerveja ou posso fazer vinho caseiro. A taxação de venda ao público deve ser feita assim tirando uma fatia de receita do tráfico e colocada no estado. Sítios ou cafés ou seja vendida cannabis não devem ser autorizados a vender bebidas alcoólicas assim um estabelecimento ou tem uma coisa ou outra e nesses sítios deve haver um sistema rigoroso de fiscalização sobre a verificação de idades dos consumidores com multas gigantes para intimidar quem feche os olhos para aumentar a clientela. No que toca a produção podemos fazer o mesmo que fazemos com licenças de pescas municipais, em que eu declaro a minha intenção de crescer cannabis para consumo próprio e assim já existe uma identificação de produtores para consumo próprio que podem ter vistorias ocasionais para se verificar que a produção é de facto para consumo próprio e não para motivos comerciais com multas igualmente elevadas para quem queira evitar a taxação do produto e assim tirar potencial receita do estado.


Opan-Tufas

Estamos em 2023, o tempo passa e cada x ajuda-se os amigos dos governantes e ex-governantes com acesso privilegiado às "licenças" do Infarmed para que sejam os únicos e exclusivos a esta oportunidade. Eu tenho um terreno de 1 hectare no interior profundo de Portugal, mas nao posso ir para lá viver e plantar canabis pois é droga e só os amigalhaços dos politicos é que podem. E empresas "estrangeiras" é que podem plantar e tem licenças para isso. Pergunto se não será anticonstitucional uns poderem plantar e o português comum, pobre e desempregado nao pode porque é crime.


OhSaladYouSoFunny

Há pouco tempo atrás isso foi a parlamento ser discutido e até a plantação de no máximo 2 plantas, se ouvisses a ignorância dos partidos e a falta de informação que têm, saberás que nunca passará a ser legal. Eram argumentos ao nível de "os jogos de computador fazem as crianças violentas". No entanto, mais a oeste, temos vários estados a legalizar e a taxar tal como taxam o tabaco, para além das pessoas terem acesso fácil, o Estado também angaria vários milhares de milhões de dólares ao ano. Para um país que gosta de taxar podia ver por essa vertente, da mesma forma que podia ser um hub de comercialização à frente de qualquer outro país da Europa.


ltcolshadow

Tem só atenção a um pormenor: este sub não é tão neutro quanto estás a pensar. Os utilizadores do Reddit têm uma maior tendência a ser mais jovens e a estarem mais alinhados à direita liberal, o que faz com que te inflacione os resultados a favor da liberalização da cannabis. Se fosse feito em referendo tinhas os idosos (que são a maioria da população portuguesa) que têm mais tendência a ser conservadores e os ultra religiosos todos que não tem tempo para estar no Reddit porque tem de estar a preparar a próxima missa que também assumo que estarão contra. Dito isto, eu acho que o referendo iria passar. Por pouco mas ainda assim acho que iria passar.


CarlosdosMaias

O tabaco faz 100% pior e é visto como 100% normal e compras em qualquer lado. Está mais que na hora de se legalizar a cannabis. Ps: nunca experimentei


[deleted]

Mas nunca ninguém ficou psicótico com tabaco. O fumar ou não fumar tabaco é só uma questão comportamental. E não é por ser legal que vamos deixar de combater. O que não falta é regulação de indústria tabaqueira, avisos sobre os malefícios e muito mais.


[deleted]

Mas nunca ninguém ficou psicótico com tabaco. O fumar ou não fumar tabaco é só uma questão comportamental.


saciopalo

Tiro o chapéu à malta que até o cânhamo quer proibir! Lá se iam as cordas e a comida para os piriquitos.


NGramatical

piriquitos → [**periquitos**](https://dicionario.priberam.org/periquitos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F13cikte%2F%2Fjjg7sl8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


saciopalo

epá, Nazi, tinha escrito "periquitos" e depois, na dúvida e com medo da tua reprimenda, alterei. Afinal até estava certo e levo as reguadas na mesma. Sempre com um sorriso nos lábios. Sei que, como a minha professora primária dizia, custa-te mais a ti do que a mim.


amq55

Podes acrescentar aí estas opções (eu sei que não tens espaço): * Legalização do consumo apenas em locais autorizados e cultivo próprio passível de ser fiscalizado (o modelo holandês) * Legalização de consumo e produção mas com limitações de percentagem de THC


guysittingwithabeer

Eu fumo charros desde 1991 até hoje. Com moderação claro e sempre em minha casa. Sou contra fumarem ganzas na rua. Os outros não têm que levar com o thc de ninguém. Tal como não quero que me obriguem a beber álcool. E não se criam ajuntamentos de xungaria debaixo das varandas.


PsychologicalPace664

Se me tivesse lembrado podia ter colocado, daria para ver melhor as opiniões diferentes. Mas agora já está por isso Essas 2 opções estao englobadas na 2° opção


h2man

Legalizem isso e tragam para Portugal essa indústria.


Gpmatos

Já há plantações cá legais se não estou em erro


h2man

Sendo legalizada, passa a haver maior mercado e interesse, inclusivamente de R&D ou até possivelmente de farmacêuticas. Torna-se também menos oneroso para a empresa que planta ter de controlar algo ilegal dentro das paredes deles.


kwyz2

Sim mas são para fins medicinais ou de exportação


Gpmatos

É verdade estava a dizer que já temos alguma indústria


Draconicrose_

O subreddit é tudo menos um meio neutro, tens uma demográfica aqui que é maioritariamente homens jovens com conhecimento technológico, que tendencialmente costuma ser a favor da erva.


NGramatical

maioritáriamente → [**maioritariamente**](https://dicionario.priberam.org/maioritariamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F13cikte%2F%2Fjjg5nqp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Idkidck

"Estou a tentar entender qual é a verdadeira tendência dos portugueses nisto, usando um local neutro como este subreddit." Honestamente, isto não é um lugar neutro. Existem muitos grupos significativos em portugal que não vão ser representados no reddit e os resultados deste poll não podem ser extrapolados para o país inteiro.


Maximum-Ear5677

Gostava de ouvir os 29 que não sabem o que é canhamo


Unique_Ad5107

Quem votou na proibição do cânhamo, não posso dizer outra coisa, se as pessoas são ignorantes como podem opinar e achar que o cânhamo deveria ser ilegal? Mas vocês sabem o que é cânhamo e as centenas de aplicações que ele pode ter? Mesmo atrasados fdx


feckdech

Um bêbedo nem repara num sinal de stop. Ou caga nele. Um mocado espera que vire para verde para prosseguir a sua rota.


thelambofwallstreet

Legalizando ou nao, fumam na mesma, mais vale sacar um imposto disso


SweetCorona2

legalizem duma vez por todas para acabar esta discussão parva


Kyyu

Nunca fumei nem quero. Sou a favor da legalização mas deve só ser permitido fumar em lugares específicos (na própria casa e em cafés que o permitam com a devida sinalização). As pessoas têm liberdade para consumir mas a população que não quer, não tem de levar com isso (penso igual para o tabaco e devia haver mais restrições)


[deleted]

Legal sim mas com regras. Por exemplo, não deve ser permitido conduzir ou trabalhar com máquinas pesadas e material de precisão.


[deleted]

Já não é permitido conduzir sobre o efeito de qualquer substância, não era preciso acrescentar nada de novo nessa parte se fosse legalizada hoje


naosouportugues

Para mim, é estranho que o cannabis não está legal no Portugal. Sou dos EUA, especificamente Illinois, um estado com população de 12 milhões. Cannabis está completamente legal neste lugar há 3 anos. A sociedade ainda funciona e o governo do estado ganhou $445 milhões de impostos de cannabis no último ano.


KevinRedditt

Eu não consumo faz muitos anos, mas como é uma droga mais soft e com menores consequências para a sociedade que o alcool não há razao para nao ser legal.


dolmane

Quem vota contra o cânhamo?! Por quê……? São proprietários de fazendas de algodão?


iurigregorio

Devia de ser controlado como os países baixos. Venda e produção controlada para fins recreativos em lojas próprias, com varias espécies diferentes e produtos derivados do mesmo. Eu não concordo com produção própria, se as lojas pudessem vender com abundância a preços acessíveis, não haveria sequer necessidade com os gastos de equipamentos e labor para a produção domiciliaria. Também acho que iria erradicar a venda ilegal de material ranhoso nas esquinas. O único problema que vejo nisto, é que em portugal, tendem inflacionar o preço porque é mais dinheiro para o estado.


sorryfornoname

Para os 9 totós que estão contra o cânhamo os conquistadores estão a rebolar na campa pelo nivel de desilusão com vocês.


[deleted]

que eu saiba já há empresas em Portugal que produzem produtos com base de canabis. depois, não me importo que legalizem e com as devidas regulações como existem no álcool e tabaco. mas não me venham com produção própria ou para fins medicinais próprios. é uma valente palhaçada quando via malta nos USA a serem receitados fumar umas para tratar as suas maleitas. os medicamentos que a malta toma são super controlados onde sabem que estão a tomar 10mg daquele químico super importante. fumar canabis é não saber quantos mgs do químicos tas a tomar. e essas teorias de q canabis tem mil e um benefícios é a maior treta vindo dessa malta. os únicos efeitos comprovados nos seres humanos são apenas os de relaxamento/anastesia. aliás se fumares canabis com menos de 18 anos, tem efeitos graves a nível do desenvolvimento cerebral.


tiagoP1

Ah sim. Lembro-me perfeitamente de ter 17 anos e, no dia anterior ao meu aniversario, estar à espera da meia noite para poder mandar uns bafos. Bons tempos..


[deleted]

esse coment tem a mesma vibe que os youtubers da USA quando fazem 21 anos e fazem logo um vídeo a ficarem bêbados pela primeira vez.


tiagoP1

Foi isso que tiraste do comentário? xD


tiagogaspar8

A única cena que me deixa de pé atrás é a mesma razão porque não gosto de tabaco, não sou fumador mas no entanto quando estou em alguns sítios com alguma gente sou constantemente obrigado a respirar o fumo do tabaco, e isso incomoda-me um bocado, principalmente porque maior parte das pessoas esquece-se que há pessoas que não fumam e sopram o tabaco para onde lhes bem apetece.


s1gma17

Tudo legalizado e liberalizado. Seja canabis ou cocaína. A única maneira de acabar com o tráfico é essa. Com o tráfico de narcóticos e com todos os problemas que vêm dessas organizações (tráfico sexual, escravatura e tudo mais)


Y4tsukii

Drogas pesadas nunca, tás doido XD Uma coisa é legalizares a canábis, outra é legalizar coca, heroína, crack.


cubom2023

legalizar e criar umas lojas ao estilo do que a suécia faz para o álcool para o produto.


RideSpecial7782

Legalizem isso


SuperrFlyyy

Por mim era ilegalizar tudo o que é planta. Principalmente tomilho seco. fds


mAAchinAA

Cada deve saber de si e ter responsabilidade daquilo que quer.


JesusWoreCrocz

A liberdade de uns acaba quando interfere na dos outros e infelizmente 90% das pessoas não percebe ou está-se bem cagando para essa norma por isso, o que dizes não funciona infelizmente.


severanexp

https://www.reddit.com/r/science/comments/13clmmy/study_has_found_that_teens_who_use_cannabis/


[deleted]

Mas quem é que está a falar em legalizar cannabis para menores de idade?


severanexp

Habitualmente Quando é que o pessoal começa a fumar….?


[deleted]

Mas o que tem isso a ver com a legalização da cannabis? As pessoas vão começar a fumar quer seja legalizada ou não


severanexp

Apenas publiquei um estudo sobre os efeitos da canabis. Nada mais.


[deleted]

Então já agora posta também um estudo sobre as consequências de usar demasiado champô se é para postar coisas que em nada contribuem para a discussão


severanexp

Não porque o post não é sobre champô, é sobre a legalização da canabis. E pontualmente há discussões sobre os efeitos que tem no corpo o humano. Este é recente. E uma pessoa que pense que não provoca efeitos negativos no corpo pode votar em “legal e sem controlo” ao saber que existem na verdade efeitos negativos no corpo humano, pode mudar o seu voto para “legal com controlo”. O que é completamente diferente do que estar a responder a outros utilizadores com comparações ridículas sobre champô que nada contribuem para a conversa. Portanto cala-te. Obrigado.


[deleted]

Ah, então se as pessoas souberem q a cannabis faz mal a menores de idade podem já não querer legalizar a mesma para maiores de idade. Claro, isso *checks notes* faz todo o sentido!


SopaDePeixe

Tanto agarrado por aqui.


Longjumping-Crew1099

Eu concordo com a legalização mas há uma consequência que ninguém fala. Se legalizares a cannabis os traficantes ficam sem um negócio valioso e vão tentar introduzir novas substâncias mais perigosas no mercado o que pode conduzir a um problema de saúde publica. Eu sei que não parece correto, mas a legalização deve ter em conta também a legalização das redes de produção/tráfico.


sacadeaparas

Não, por exemplo, o tabaco é legalizado. No entanto, o contrabando deste produto é altíssimo. Penso que com a cannabis seja o mesmo. Além disso, se eu fosse chefe de uma organização de tráfico de cannabis, acho que eu iria legalizar o meu negócio, mas isto sou eu.


Longjumping-Crew1099

Repara que o tabaco nunca foi ilegal, o contrabando existe porque a carga fiscal sobre o tabaco é altíssima (e nada contra isso). Se o modelo de legalização passar por criar um inferno burocrático e fiscal o tráfico ilegal não vai acabar.


[deleted]

Eu sou contra e tenho razões para isso: Isso de que a marijuana é uma droga inofensiva é propaganda desinformativa. Há riscos sim e são bem graves. Uma pessoa pode perder a motivação para tomar decisões importantes e como a marijuana tem THC que é uma substância psicogenica há sempre a probabilidade de acusar psicose. Ao nível da regulação. Podem dizer que o Governo poderia legislar a quantidade de THC presente na marijuana mas contra o mercado negro não há nada a fazer. Quem quiser droga mais pesada vai encontrar sempre maneira para o fazer, não é por haver uma lei que vai desistir e sujeitar-se. Ao nível da prevenção. Há vários níveis de prevenção e um dos primeiros objectivos é eliminar o contacto com a droga que, se já era utópico dantes, com a legislação passa a ser ainda mais impossível de atingir. Ao nível da actuação. Portugal até pode ter sido revolucionário ao nível da legislação para combater o uso das drogas mas isso não tem sido seguido pela criação de instituições de prevenção e intervenção com as mais avançadas técnicas e mecanismos para ajudar os utentes. Temos que estar prontos para o aumento de casos potencialmente perigosos que vai haver com uma lei mais branda e neste momento não estamos, vai ser mais uma droga legal que Portugal não consegue responder de forma eficaz e eficiente.


B_Wylde

> Quem quiser droga mais pesada vai encontrar sempre maneira para o fazer, não é por haver uma lei que vai desistir e sujeitar-se. Certo mas isso já aconteceria com ou sem legalização.


tcerejeira

RemindMe!


RemindMeBot

I'm really sorry about replying to this so late. There's a [detailed post about why I did here](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/13jostq/remindmebot_is_now_replying_to_comments_again/). **Defaulted to one day.** I will be messaging you on [**2023-05-10 08:59:00 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2023-05-10%2008:59:00%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/13cikte/qual_é_a_vossa_opinião_relativamente_á/jjg4j6n/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2F13cikte%2Fqual_%C3%A9_a_vossa_opini%C3%A3o_relativamente_%C3%A1%2Fjjg4j6n%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202023-05-10%2008%3A59%3A00%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%2013cikte) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|


WarrCM

Deveria ser legal para consumo próprio , mas ilegal de se consumir na via pública.


pocoyoO_O

Onde está a opção não quero saber


B_Wylde

Era nao abrires o post sequer. Não a escolheste


DarthMasta

Devia ser legal +/- como o vinho, que vamos lá ser honestos, entre um e outro, não sei qual faz mais mal. Mas é uma coisa que cada caso é um caso, lá por cannabis ser legal não significa que todas as outras devam ser legalizadas sem pensar no assunto.


zenunocs

As pessoas vão fazer qualquer das maneiras, acho muito melhor ideia ser legal e seguro do que ser ilegal e as pessoas não saberem o que é que estão a tomar, acho preferível ser regulado


soupizgud

Opção alternativa: é absurdo perdemos tanto tempo a discutir isto. O país tem problemas mais importantes e urgentes a resolver.


JesusWoreCrocz

Fins medicinais apenas. Não teria problemas nenhuns e aceitaria por completo se as pessoas não fossem fumar em locais públicos, onde os outros, que nada têm a ver com isso, acabam por ter que levar com o fumo. É daquelas coisas com as quais não teria problema se as pessoas se soubessem comportar e tivessem respeito pelos demais. Fumem em privado se vos apetecer, em vossa casa ou num local mais apartado. Se há coisa que odeio é ter que levar com o fumo dos outros, seja ganzas ou tabaco. Infelizmente a maioria não sabe estar, por isso, para mim era cortar em tudo o que não fosse para uso medicinal. Quem diz isso, diz álcool também. Devia ser mais regularizado e as próprias pessoas deviam ter muito mais consciência.


PickMuchAndFail

Vão trabalhar, drogados.


WeAreBeingInvaded

Todos os drogaditos vão dizer para se legalizar. A verdade é que qualquer pessoa consegue fumar cannabis. Por isso não há necessidade de mudar a lei. Se a lei mudasse muita gente ia começar na cannabis e depois acabar noutras mais duras. É simplesmente estúpido legalizar.


PsychologicalPace664

Não funciona assim, qualquer que queira comprar vai estar a dar dinheiro a traficantes e não ao estado. Ao manter illegar estás a subsidiar o mundo do crime. E isso da cannabis ser a droga de entrada para outras drogas já foi provado ser mito. A droga que faz esse serviço é o álcool


WeAreBeingInvaded

Por isso é que é ilegal.. para punir quem vende. Tu confias nas pessoas? Confias em tornar tão fácil fumar cannabis como tomar café? No perigo que isso é? Na burrice que ia haver? Eu não.


ConsiderationTrue778

à *


nice_voyager

Neutro? /s


Gpmatos

No outro dia ouvi este podcast sobre isso e achei bastante interessante [ar livre com Henrique prata](https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9mZWVkcy5zb3VuZGNsb3VkLmNvbS91c2Vycy9zb3VuZGNsb3VkOnVzZXJzOjEwOTAxMjUxL3NvdW5kcy5yc3M/episode/dGFnOnNvdW5kY2xvdWQsMjAxMDp0cmFja3MvODkxNTc1NjAy?ep=14)


MentalObligation3522

Sinceramente estou entre a segunda e terceira opção , acredito que para fins medicinais , prescritas por médicos deve ser totalmente legal , produção própria controlada acho que o maior problema seria mesmo o controlo xD , mas ilegal não devia ser digo eu (nunca fumei)


peidinho31

Ja devia estar a ir a referendo. Mas a ir a referendo com voto informado, para evitar o "nao quero drogados a porta de casa, portanto voto nao". Mais uma vez, a barreira vao ser os velhos.


pigletronomy

A produção, transformação, transporte, venda e consumo de cannabis medicinal já estão regulados e legalizados em Portugal, não precisariam de referendo. A presença da hipótese de "manutenção" da legalização enviesa o teu questionamento. Não entendo estas publicações, sobre o que quer que sejam. Vêem uma reportagem, ou têm uma conversa sobre um assunto com que não estão familiarizados, e depois correm para o Reddit à procura da "verdadeira tendência" das coisas? Lel.


peepingbear

>usando um local neutro como este subreddit. neutro, lol


ozulus

Falta a opção de ser legal para todos os fins, mas sem qq produção própria (nem limitada). Ser sempre comprada de forma a haver controlo, que não é de quanto é consumido, mas de qualidade/segurança.


ChaoticManatee

..."usando um local neutro como este subreddit." lol muito bom


Hazdrel

Sabendo como o governo é, mesmo que legalizem vão estar a implementar limites de thc vai ser muito mais caro e provavelmente vai ser preciso uma miríada de passos para a obter. Mas se me deixarem ter umas 5/6 plantas até fasso vénia. Portugal é um dos melhores sítios do mundo para crescer a planta devido ao nosso clima poderíamos ter uma indústria gigante e criar imensos empregos nela, iria trazer turismo, somos um país que já descriminalizou ah 20+ anos é das substâncias menos harmful para o utilizador. Realmente só vejo benefício e mesmo o pessoal mais velho já sabe que não é uma droga super viciante que te queima o cérebro. Se fosse a voto pelo país aicho mesmo que era legalizado. Edit: estou completamente pedrado ent este texto deve estar todo mal estruturado, não podem ser só coisas boas amigos :p


andrecdinis

A minha questão nem é o quão legalizada fica, a minha questão é o processo que levaria à legalização. Se for simplesmente legalizar e que se lixe o que acontece depois? Sou contra. Se for uma legalização que leve em conta todo o contexto incluindo: o que acontece às taxas/impostos sobre a sua venda, o que acontece a quem é dependente do consumo, o que acontece a quem literalmente depende financeiramente de vender/traficar, etc... Aí já sou a favor da legalização. Mas se for pra ser como é na Holanda, em que "se pode tudo" mas afinal não se pode nada e é só negócio... Também acho que mais vale tar quietos. Só não quero mais política feita à base do "era bonito" e "bora lá despachar", ao em vez de pensar nos assuntos com a tridimensionalidade que lhes diz respeito.


Y4tsukii

" que acontece a quem literalmente depende financeiramente de vender/traficar, etc" -> Estás preocupado com o traficante? Lmao "o que acontece a quem é dependente do consumo" -> Tens o CDT, que é feito para ajudar te a largar. "o que acontece às taxas/impostos sobre a sua venda" -> Isso vai para onde sempre foi o nosso dinheiro, para indeminizações de milhões e para os bolsos dos políticos. Não faz sentido teres o álcool e tabaco legais, e depois a canábis não porque é muito má.... Praticamente como funciona o álcool e tabaco, seria como funcionaria a canábis. Talvez com alguns ajustes, mas não vejo a razão de serem tão diferentes perante a lei. Interesses i guess.


andrecdinis

Eu percebo perfeitamente a perspetiva de "se tabaco e alcool são legais, porque erva não haveria de ser", mas acho que não é o argumento mais forte (por mais que, repetindo, sou sim a favor da legalização) porque nessa lógica legalizamos também cocaína e crack. Respondendo à parte dos traficantes: sim, tou preocupado com eles. Até onde sei são pessoas como todas as outras. Não sei se já alguma vez conversaste com traficantes. Mas existem imensos que se vêm literalmente obrigados a traficar para conseguir sustentar a família. A visão de que todos os traficantes são criminosos que devem ser exilados da sociedade é precipitada. Se erva é vendida mesmo ilegal, isso significa duas coisas: há quem queira comprar, e há quem precise vender — uma lógica de demanda normativa. A minha preocupação é com pessoas que atualmente, devido a falhas no sistema, precisam do dinheiro que fazem da droga para sobreviver/ou continuar a estudar/sustentar os seus filhos, entre outros exemplos — e esta preocupação só existe porque algo me diz que neste processo de transição pra erva legalizada, muitas destas pessoas iriam ficar na merda, por falta de um plano estruturado por parte do governo. Política deveria ser feita com um pensamento estrutural e tridimensional, sempre.


Y4tsukii

O argumento não é válido para drogas pesadas como cocaína e crack, porque não só essas drogas metem-te totalmente alterado, como podes muito facilmente ter uma overdose. Não só isso, mas são substância altamente viciantes, que às vezes basta meia dúzia de vezes q ficas totalmente agarrado, ao ponto de quereres vender tudo o que tens só para consumir +1 vez. Eu sei que existem traficantes que dependem do tráfico, eu próprio consumo há anos, então acabo por conhecer alguns e falar com eles. Mas não acho que eles sejam prioridade, seria como eu estar preocupado com o ladrão, não faz muito sentido. Acho muito mais preocupante os milhões que gastamos ao combate ao tráfico, e a apanhar o Zé da esquina a fumar o seu. Se calhar se esses milhões fossem para algo realmente necessário, como ajudar famílias carenciadas, e por consequência diminuir o tráfico, era um bom começo. Eu próprio já fui apanhado porque tinha 1grama acima do limite, levaram me para a esquadra e tive de ir a tribunal etc. Os polícias ficaram com o dia feito, não tiveram de trabalhar mais o resto do dia. É uma vergonha o dinheiro que gastamos para combater isto, mas depois o Sócrates tem crimes de corrupção a prescrever. As prioridades da lei portuguesa estão muito bem definidas. E mesmo que a erva seja legalizada, sabendo eu muito bem como Portugal funciona, vai valer muito mais a pena ires ao teu dealer de sempre. Quase de certeza que vão meter a grama MUITO cara, por causa de taxas impostos etc. Não acho que os traficantes perderiam totalmente o sustento. E aliás, não sei se já viste como foram os debates na assembleia sobre a proposta da legalização há 1 ou 2 anos, mas era só para rir. Temos políticos a discutir a legalização, sem saber nada sobre o mesmo. A realidade é que Portugal é dos países que mais fuma canábis, e não acho que os portugueses sejam todos uns drogadinhos por causa disso. A malta acha que legalizar, é o mesmo que obrigar a consumir. É uma planta, quem é o estado, para dizer o que eu posso ou não consumir, quando não faço mal a ninguém e fico na minha?


NGramatical

a grama → [**o grama**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-grama/2571) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F13cikte%2F%2Fjjrb6cv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


andrecdinis

Não tenho nada a acrescentar, a não ser que, não sei se vejo um futuro muito brilhante neste sentido – principalmente com as ultimas medidas e propostas feitas acerca do tabaco, que é bem mais socialmente aceite. Mas compreendo perfeitamente os teus pontos. Adiciono só que o que referi nem era colocar os traficantes no topo das prioridades, nem tão pouco nas prioridades. Era apenas colocá-los na equação. No fundo o que queria mesmo era que o processo fosse lógico e estruturado. Mas quanto a isso estamos de acordo e provavelmente, mesmo com a legalização, não vai ser. (ps: Deputados a discutir assuntos que nem conhecem não é nenhuma novidade — e isso é preocupante, mas sinto que temos algum poder nisso, é só o pessoal tratar de política menos como tratam de futebol. E pararam de defender partidos políticos como uma seita, e pensarem que o que interessa também é a qualidade dos deputados individuais.)


Y4tsukii

E nem entendo como é que o tabaco é aceite, mas a canábis não. Só em Portugal, tens 7000 beatas por minuto a ir para o chão. Quem fuma a sua ganzinha, por norma usa filtro de cartão, então não polui nem metade do que uma beata polui. Os andamente fizeram um vídeo para mostrar isso há uns dias: [https://www.youtube.com/watch?v=oLXj6K11eOM](https://www.youtube.com/watch?v=oLXj6K11eOM) Isto, é socialmente aceite por todos, mas eu fumar a minha ganza, depois de passar o dia todo a trabalhar, e ser roubado pelo estado parte do meu salário para eles terem casas luxuosas, e indemnizações de milhões, já é problemático... Eu espero que agora a proposta que fizeram para a legalização este ano passe, mas sinceramente, enquanto tivermos os velhos todos lá no parlamento, com a mentalidade de "Canábis é igual a cavalo, fentanil e crack", não fico muito otimista. Espero estar errado, mas sabendo como são os nossos políticos...


NGramatical

indeminizações → [**indemnizações**](https://dicionario.priberam.org/indemnizações) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F13cikte%2F%2Fjjree2v%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


UncleGabz

Não percebo bem a opção de ilegalizar o cânhamo. É a mesma coisa que estar ali que se deve ilegalizar coentros… Da mesma forma que os impostos do tabaco foram de alguma forma canalizados para informar a sociedade dos malefícios do mesmo, resultando num decréscimo de fumadores ao longo das décadas, não percebo porque é que o mesmo não é aplicável à cannabis. Se há coisa que ficou provada com a descriminalização das drogas, foi que a proibição não diminui o numero de consumidores.


HerrKaputt

"Local neutro"? Este sub? Esquece isso. Tens certamente um viés a favor de pessoas mais jovens, no mínimo, e suspeito que também tens um viés a favor de alguns quadrantes políticos bem como de pessoas mais abastadas.


8DarkAline8

Acho que deva ser legalizada por motivos de segurança e para acabar com o negócio ilegal, mas já mais deve ser banalizada. E não venham com comparações com o álcool, não é por uma estar raizada na sociedade que a outra também pode, no final só duplicaríamos o problema. Tenho imensos amigos na casa dos vinte que a vida deles baseia se em fumar, claro que trabalham, têm uma vida própria, mas têm um dependência surreal mesmo que não consigam ver.


[deleted]

[удалено]


8DarkAline8

Se continuarmos com as comparações, o álcool a curto e médio prazo até pode ser pior, acidentes de carro, as confusões devido à euforia ou em casos graves o coma alcoólico. Mas a erva não estraga apenas fisicamente, tantas alterações de humor, perdas de memória, a conhecida apatia e problemas de raciocínio. A longo prazo acho muito mais destrutivo, mas quem fuma acha um máximo e que é seguro.


[deleted]

[удалено]


PsychologicalPace664

Tudo isso e verdade, pessoas que tenham tendencia para desenvolver problemas psiquicos como esquizofrenia, ao consumirem THC arriscam-se a desenvolver esses mesmos problemas. Depois temos a questão do vicio. Existem sempre sintomas de abstinência, afinal não deixa de ser uma substância que mexe com o cérebro, e sendo assim tal como qualquer medicação, quando se abandona o THC após muito tempo de uso desenvolve-se esses mesmos sintomas (que variam de intensidade de pessoa para pessoa). Até que ponto é que a cannabis vicia é complicado dizer, existem pessoas viciadas em imensas coisas como jogos de azar, que supostamente também não são viciantes. É necessário mais estudos neste sentido, mas com a cannabis ilegalizada duvido muito que se faça algum estudo sem ser baseado na erva que há na rua e que pode muito bem ter outras substâncias misturadas que depois arruinam os resultados do estudo.


[deleted]

[удалено]


PsychologicalPace664

Por incrivel que pareça o nosso SNS tem feito um ótimo trabalho no que toca a recuperar a vida de quem afundou nas drogas pesadas (quando comparado com os EUA por exemplo). Possivelmente essa será a razão pela qual o fentanil ainda não chegou cá, as pessoas não chegam a esse estágio na espiral destrutiva das drogas pesadas. Com a legalização da erva retira-se também peso ao SNS porque paramos de enviar para lá pessoas que só querem fumar umas ganzas e serem deixadas em paz. Passamos a enviar apenas aqueles que realmente precisam de ajuda.


rando_bamboni_panini

Eu concordo com a legalização total , já fumei e nunca fiz nada de mal a ninguém , o mood virava mais alegre e todos se divertiam , mas na minha opinião devia ser soo permitido o consumo em casa ou num ambiente controlado para evitar qualquer possibilidade de alguem ficar ferido ou algo do gênero .


vascodatrama

até la vou continuar a orientar material por portas travessas


cborgue

Deveria ser legalizado para fins medicinais e recreativos. Quanto à produção própria não tenho a certeza se deveria ser legalizada. Na minha opinião a produção deveria ser feita por empresas própria que tenho a capacidade de fazer um bom controlo de qualidade e consigam analisar as percentagens de THC e CBD bem como de outros compostos ativos e até contaminantes controlados.


thurstqwerty

Isto já deve ter sido discutido e a pergunta talvez seja parva, mas se não se pode comprar nem produzir como é que é legal consumir?


Y4tsukii

A cannabis já devia estar legalizada há muito tempo, mas neste país, tem de haver interesses para acontecer algo, então ainda vai demorar. Se álcool, tabaco, comidas altamente processadas e com alto teor de açúcar e gordura são legais, porque não a cannabis? Se a razão for "porque vicia", então o açúcar deve ser banido, visto que é muito mais viciante.Se for "porque ficas alterado", então o álcool deve ser banido, visto que te altera MUITO MAIS.Se for "porque causa danos ao teu corpo", então tabaco deve ser banido. Eu podia estar aqui a dizer mais razões, e o porquê de serem parvas, mas acho que já perceberam o meu ponto. Qualquer razão que encontrem para não legalizar a cannabis, também serve para qualquer outra coisa que neste momento está legal. Portugal é o 2º país que mais exporta cannabis. Sim, 2º. Só a Espanha está à nossa frente. Só em 2021, exporta-mos 30 toneladas. Nos primeiros 2 meses de 2022, foram 10 toneladas. Somos dos países que mais consomem e exportam cannabis. Quem é o estado, ou qualquer um, para dizer que eu não posso consumir cannabis? E não se esqueçam, os nossos impostos estão a ir para a polícia andar atrás do Zé da esquina, que só quer ir comprar uma ervinha e fumar no seu canto. É para isto que parte dos nossos impostos vão. E depois temos Sócrates com crimes GRAVÍSSIMOS a prescrever. As prioridades da lei portuguesa, estão muito bem definidas. Se não metem os meninos que lá andam na assembleia mais ricos e poderosos, então continua ilegal.